Breaking News

Como enviar dinheiro para o Paraguai? Faça isso pagando menos impostos legalmente

Popular News








Enter your email address below and subscribe to our newsletter

A Blockstream BTC Wallet, conhecida anteriormente como Green, é uma das carteiras de Bitcoin mais versáteis. Você pode receber e enviar bitcoin através da rede principal e das soluções de segunda camada Lightning e Liquid.
Neste guia passo a passo, você vai aprender a criar a sua carteira de Bitcoin pelo app da Blockstream e usar seus bitcoins de diferentes maneiras.
Disponível para iOS e Android, a Blockstream Wallet é uma carteira não custodial de Bitcoin. Isso significa que:
Ela oferece suporte a:
Para evitar golpes, baixe a Blockstream Wallet apenas pelos canais oficiais:
E Verifique:

O site oficial da carteira é https://blockstream.com/app/. Nunca baixe por sites desconhecidos, anúncios ou APKs externos.
Ao abrir o app pela primeira vez, você terá opção de criar uma carteira ou se conectar a uma Jade (hardware wallet da Blockstream). Neste tutorial, focaremos na criação de uma carteira de celular.
Caso queira mudar a linguagem para português, vá em “Configurações” clicando em “…” no canto direito superior, “App Settings”, “Language” e selecione “Portuguese (Brazil)”. No momento da escrita deste a artigo, a tradução para português ainda não é completa, mas pode ajudar.

Agora sua carteira já está criada, mas por segurança você precisa anotar um backup da sua chave privada.

O fator realmente decisivo para a segurança da sua carteira é como esse backup é armazenado: de forma segura, offline e longe de terceiros.
Esta cópia física da sua frase de recuperação serve para importar a sua carteira em outro dispositivo, caso você delete o aplicativo, perca o celular ou qualquer outro imprevisto aconteça.
Quando acumular um valor significativo, considere adquirir uma hardware wallet e guardar a sua frase de recuperação em uma placa de metal para tornar o backup resistente à água e fogo, entre outras coisas.
Se a sua carteira já foi criada há algum tempo por esse aplicativo, possivelmente ela é uma multisig com 2FA. A carteira singlesig é mais simples, ela requer apenas uma assinatura para gastar as suas moedas, enquanto a multisig na Blockstream Wallet tem duas configurações possíveis.
Multisig 2-2: requer duas assinaturas para gastar seus bitcoins. Uma chave fica no seu celular protegido por PIN ou FaceID e a outra fica nos servidores da Blockstream, acessíveis por um 2FA da sua escolha.
A segunda autenticação (2FA) pode ser um SMS, email ou aplicativo de autenticação como o Google Authenticator. Então neste caso, uma transação só seria enviada após você confirmar seu PIN ou FaceID e um código recebido por SMS, por exemplo.
Por precaução, esse mecanismo de segurança só dura cerca de 1 ano (51.840 blocos na rede Bitcoin, para ser mais exato), pois sempre existe a possibilidade de você perder o 2FA ou a Blockstream simplesmente sumir. Caso se passe um ano sem você movimentar a carteira, cai a necessidade da segunda assinatura, e a chave do seu celular volta a ser suficiente para assinar transações.
Multisig 2-3: a carteira tem 3 chaves, mas ainda requer apenas duas para gastar os bitcoins. Novamente, uma chave no celular e uma nos servidores da Blockstream protegida por 2FA, mas você guarda uma terceira chave como backup adicional.
Neste caso, a carteira não precisa de movimentação para renovar o prazo de um ano para manter a segurança da autenticação de dois fatores. Esse mecanismo de segurança é válido indefinidamente, pois se algum imprevisto acontecer, a terceira chave que garante o resgate dos bitcoins.
Para este tutorial, seguiremos no caminho mais simples de uma chave privada única (singlesig), que é o padrão atual do app.
Na tela principal da carteira você verá:
Nas configurações de segurança, você pode:
Em outras configurações, existem as opções de:

Importante: certifique-se de selecionar o ativo correto antes de enviar fundos para esta carteira. Depositar um ativo diferente do selecionado pode resultar na perda definitiva dos valores.
Com exceção do Bitcoin na rede principal, todos os demais ativos disponíveis na Blockstream Wallet operam na rede Liquid. Isso inclui o dólar Tether (USDT) e outras stablecoins. Enviar ativos de outras redes, como USDT da Ethereum, Tron ou Solana, para um endereço da Blockstream Wallet não funciona e pode resultar em erro ou até na perda definitiva dos fundos.
Para receber Bitcoin on-chain (na rede principal do Bitcoin), selecione a opção “Bitcoin”, identificada pelo ícone laranja. Já o Bitcoin com ícone verde representa o Liquid Bitcoin (L-BTC), que é um ativo da rede Liquid lastreado 1:1 em BTC.
Ao selecionar Liquid Bitcoin (L-BTC), a carteira permite receber tanto L-BTC diretamente quanto pagamentos via Lightning Network. Quando alguém envia BTC pela Lightning, a Blockstream Wallet converte automaticamente esse valor para L-BTC, realizando um swap interno para que o saldo apareça corretamente dentro da rede Liquid.
Para ajustar a taxa de envio, clique em “Change Speed” e escolha a taxa que está disposto a pagar, de acordo com o quão rápido você queira a confirmação da transação.
Após confirmar todos os detalhes da transação, arraste o botão inferior para a direita para transmitir a transação à rede.
Importante: Se a transação for de algum outro ativo que não o Bitcoin, você deverá usar um endereço da Liquid para fazer o envio.
A Blockstream app é uma carteira não custodial com opções engenhosas de segurança e alternativas para diferentes perfis, além da versatilidade para transacionar on-chain, na Lightning e na Liquid. Não é necessário se aventurar por tudo que a wallet oferece, mas é possível aproveitar várias das funcionalidades gratuitamente.