Breaking News
Popular News






Enter your email address below and subscribe to our newsletter

O DePix é uma stablecoin lastreada em real que funciona como uma camada intermediária para tornar a compra de bitcoin mais descentralizada, privada e segura.
O Decentralized Pix (DePix) é um ativo digital que tenta resolver o que o seu criador, Eduardo Jatahy, chama de o principal ponto vulnerável do Bitcoin: sua ligação com o sistema fiduciário. Em outras palavras, a ponte entre o mundo físico e o mundo digital.
Após a introdução do Pix pelo Banco Central em 2020, este ágil método de pagamento consolidou-se como a forma mais comum de comprar bitcoin, principalmente por meio de depósito em corretoras (exchanges de criptomoedas).
Mas a popularização do Pix trouxa uma preocupação: a vigilância financeira como um risco à privacidade e soberania individual.
Depois que você tem bitcoin em carteira, um leque de possibilidades se abre por conta das inovações tecnológicas das criptomoedas. Uma delas é a negociação descentralizada (sem um intermediário bancário) por meio de atomic-swap, um tipo de contrato inteligente (smart contract) que resolve o problema de confiança nas trocas comuns.
Em um atomic-swap, os negociadores trocam exatamente ao mesmo tempo, sem necessidade de confiar na outra parte. Um exemplo é a SideSwap, uma plataforma que oferece justamente essa tecnologia: trocas inteligentes, sem abdicar da custódia.
Antes do DePix, a SideSwap tinha como principais moedas o dólar digital Tether (USDT) e o Liquid Bitcoin (L-BTC), moeda atrelada ao valor do Bitcoin, mas na Liquid.
A Liquid é a mais conhecida e utilizada sidechain do Bitcoin, uma rede paralela à blockchain que permite transferências rápidas, baratas e privadas. Os criptoativos podem entrar e sair da Liquid por meio de swaps, oferecidos por diversos prestadores de serviço, incluindo a própria SideSwap.
Através do DePix, o real brasileiro passa a integrar esse ecossistema, possibilitando a troca da stablecoin de real por dólar, bitcoin ou outros ativos com agilidade, privacidade e segurança de maneira descentralizada.

Usando DePix, você aproveita de uma camada de privacidade e segurança, algo que o PIX não pode ofercer.
Ademais, similarmente ao Bitcoin, o DePix tem oito casas decimais, tornando a stablecoin ainda mais divisível do que o real.
Antes de tudo, o DePix cria um caminho seguro e discreto para compra de bitcoin ou outros ativos digitais, sem necessidade de intermediários de confiança.
Mas, além disso, pode melhorar a sua gestão financeira de maneira inteligente, facilitando o cumprimento de obrigações fiscais.
Outro caso de uso interessante é para empreendedores estrangeiros, que podem conectar seus negócios ao Pix mesmo sem conta bancária no Brasil. Um banking node poderia oferecer uma API para geração de QR code para recebimento de Pix, e o lojista receber na outra ponta em DePix para eventual troca para moeda local ou Bitcoin.
Apesar de existirem planos mais complexos e descentralizados para o futuro, no momento da escrita deste artigo o lastro do DePix se resumia a saldo correspondente em uma conta bancária.
Funciona, mas o saldo em conta está sujeito à riscos operacionais e legais, que poderiam afetar a paridade da stablecoin com o real.
Se a emissora sofrer pedido de estorno por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED) ou bloqueio de conta por decisão judicial, pode haver suspensão temporária da troca de DePix por real. Esse risco é mitigado pelo próprio modelo do Depix, que aceita apenas instituições parceiras conhecidas e coloca limites transacionais por CPF.
Vale notar que esses riscos existem também, de forma ainda mais preocupante, nas soluções tradicionais de comprar criptomoedas, como exchanges centralizadas. Tecnicamente, por você manter a custódia do DePix, terá liberdade para trocá-lo por Bitcoin ou USDT, embora em uma situação excepcional de perda de paridade com a moeda brasileira você tenha algum prejuízo nessa operação.
Sim, o Depix é uma maneira segura e simples de aumentar a privacidade do seu PIX. É quase como voltar ao dinheiro de papel, mas com as conveniências do mundo digital.
Se você é um empresário, profissional liberal ou apenas alguém interessado em implementar o Depix na sua área de atuação, entre em contato com a Soberano. Nós temos uma equipe especializada que poderá te ajudar. Entre em contato: