Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Qual a melhor carteira de Bitcoin para iniciantes?

Share your love

Escolher a sua primeira carteira de Bitcoin (BTC) pode parecer complicado. A variedade é grande, os termos são técnicos e, dependendo da escolha, você pode acabar com uma carteira insegura ou um serviço custodial disfarçado de carteira.

No entanto, existem opções confiáveis, fáceis de usar e com tudo o que um iniciante precisa em termos de funcionalidades.

Neste artigo, reuni as carteiras (ou wallets, em inglês) que considero mais adequadas para quem está começando, explicando por que elas são particularmente boas para iniciantes.

Contudo, antes de falar das carteiras, vamos entender como elas funcionam e como usá-las com segurança.

Afinal, o que é uma carteira de Bitcoin e para que serve?

A rede do Bitcoin, chamada de blockchain, funciona como um grande livro-razão com diversas cópias ao redor do mundo, para que todos vejam onde estão cada uma das moedas de BTC.

Para entender de forma simples, você pode imaginar que existem inúmeros cofres de moedas, e qualquer pessoa pode gratuitamente gerar quantos novos cofres quiser.

Os cofres são completamente transparentes para que você possa ver todas as moedas já cunhadas e onde elas estão. Mesmo que você não saiba quem são os donos de cada cofre, ainda sim é um sistema impressionantemente aberto.

Cofres transparentes representando carteiras de Bitcoin

Em cada um dos cofres há uma abertura onde qualquer um pode depositar moedas, mas, apenas quem tiver a chave daquele cofre (ou uma cópia da chave) conseguirá gastá-las.

Os aplicativos de carteiras te ajudam a cria um cofre, usar a sua chave para gastar suas moedas, ou até mesmo recuperar cofres perdidos com suas cópias de chaves. Tudo isso de forma intuitiva, sem você precisar ser um especialista em tecnologia.

Como guardar suas chaves

Ao criar a sua primeira carteira de Bitcoin em um desses aplicativos, tipicamente você terá a opção de anotar 12 palavras em inglês. Não pule essa parte, essas palavras anotadas, na ordem em que aparecem, se tornam um código que representam a sua chave do cofre.

Existem formas complexas e engenhosas de fazer a segurança da cópia de uma chave, mas para a sua primeira carteira, papel e caneta devem servir. Anote as palavras na ordem de forma legível e guarde com segurança.

Se você tiver um pequeno cofre físico em casa ou uma gaveta com cadeado onde armazena seus itens de valor, esse pode ser o lugar ideal para guardar este backup da sua wallet.

Agora que você sabe como funciona uma carteira de Bitcoin e como armazenar uma cópia da sua chave privada, vamos à lista das melhores carteiras para iniciantes.

As melhores carteiras de Bitcoin para iniciantes

Para fazer esta lista, excluí todas as opções que não atendem requisitos que considero essenciais para qualquer wallet, inclusive para iniciantes:

  • Não custodiante: os desenvolvedores por trás da carteira não têm acesso aos seus fundos. Você só é um usuário soberano de Bitcoin quando é o único detentor da sua chave.
  • Transparente: o software que compõe a carteira precisa ser de código aberto. Mesmo que você não entenda de programação, é muito melhor usar uma wallet que vários programadores ao redor do mundo puderam atestar a segurança.
  • Controle de taxas: todas as carteiras te sugerem uma taxa a pagar por cada transferência de BTC, mas apenas algumas te dão autonomia para escolher qual será essa taxa.
  • Bech32: suporte aos mais recentes tipos de endereço de Bitcoin. Não há a menor necessidade de um iniciante entender a fundo sobre esse assunto, mas o fato da carteira ter suporte aos endereços mais novos mostra que existe desenvolvimento ativo, o que é positivo para o usuário.

Ao passar pelo filtro inicial, escolhi uma carteira disponível para smartphone e uma para desktop por facilidade de uso. Este critério depende de opinião pessoal, então outras pessoas podem chegar em diferentes conclusões, mas certamente as carteiras de Bitcoin a seguir são ótimas para iniciantes.

Para celular: BlueWallet

BlueWallet

Disponível para Android e iOS, a BlueWallet é uma das opções mais amigáveis para quem está começando no Bitcoin.

É a típica carteira simples de poucos botões, mas também não deixa a desejar para usuários mais experientes que querem usar diversas carteiras com diferentes configurações no mesmo aplicativo.

Mas a melhor funcionalidade para iniciantes é a recuperação de carteira. Sem entrar em detalhes técnicos, cada carteira pode gerar a sua chave de um formato diferente.

E muitos apps pedem que você informe qual exatamente é o formato da chave que você está tentando importar, o que costuma ser complicado. Na BlueWallet, você apenas coloca a chave do jeito que você anotou e ela faz o seu melhor esforço para entender qual o formato e recuperar a sua carteira do jeito certo. 

  • Interface intuitiva e fácil de usar;
  • Disponível em português;
  • Importa qualquer chave privada sem complicações.

Para computador: Electrum

Electrum Wallet

Disponível para Windows, Mac e Linux, a Electrum é talvez a carteira de Bitcoin mais tradicional do mercado. Completa, segura, rápida e também fácil de usar.

É simplesmente a melhor opção para quem prefere usar o computador. Existe há mais de uma década e, embora seja avançada, um iniciante consegue usar o básico sem maiores dificuldades.

Para uma camada a mais de segurança, você pode adicionar uma senha para criptografar a carteira. Mas não deixe de anotar a senha e guardar com tanto cuidado quanto a chave da wallet.

  • Robusta em funcionalidades;
  • Disponível em português;
  • Permite encriptação por senha.

Para mais criptomoedas: Exodus

Exodus Wallet

Disponível para todas as plataformas, a Exodus é uma das carteiras multi-moedas mais antigas e simples.

Você precisará de uma carteira como a Exodus caso queira usar e guardar algo além de Bitcoin, como o dólar digital Tether (USDT), o token da rede Ethereum, ether (ETH), etc.

Ela é agradável visualmente e ganha na praticidade de reunir o máximo de moedas em um lugar só, mas você precisa se atentar a guardar bem a chave privada de cada uma das criptomoedas que tiver saldo.

  • Interface agradável;
  • Praticidade por disponibilizar várias criptomoedas.

Stay informed and not overwhelmed, subscribe now!